Debian Br e Cedega

Bem ainda vou instalar o Debian CCD BR, tenho 2 dúvidas...

1- Ele ainda está muito vunerável ? Com muitas falhas de segurança ?
2- Referente ao Cedega, as únicas coisas que seriam interessante eu rodar seriam :

Sound Forge + Vegas (programas para gravações de audio)
Adobe Photoshop (edição de video)
Counter-Strike 1.6 (Jogo)

Existe alguma dificuldade para instalar algum desses aplicativos, ou o procedimento e bem simples via cedega ?

Desde já agradeço !

Yahoo! Acesso Grátis
Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!