[OFF] Problema com impressora HP USB / Cups

Olá a todos.

Tenho uma HP Lasejet 1200 ligada num servidor Debian 3.1 kernel 2.6.10 compartilhada pelo cups 1.1.23-10sarge.
Faz muito tempo que eu vejo mensagens deste tipo no kern.log

Mar 14 15:35:17 server kernel: drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: nonzero read/write bulk status received: -2 Mar 14 15:35:17 server kernel: drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: error -2 reading from printer

Procurei no google e encontrei pouca coisa, mas sempre dizendo que poderia ser o comprimento do cabo USB [1]. Eu até acreditei, porque até ontem eu estava utilizando uma extensão USB para a impressora, que deixaria o comprimento total em torno de 4 metros.

Hoje quando cheguei na empresa o cups estava com um job travado. Cancelei todos os jobs e nada. Tentei reiniciar o cups, ele parecia que reiniciava mas não liberava aporta 631 (nem web e nem acesso as impressoras).

Nos logs, encontrei esses erros:

Mar 14 07:55:15 server python: hpssd [WARN] No GUI available. (16)
Mar 14 07:55:15 server python: hpssd [ERROR] Unhandled exception during processing Mar 14 07:55:16 server hpiod: unexpected MLCCreditRequest: cmd=4, hid=2, pid=2, credit=65535
Mar 14 07:55:37 server last message repeated 21 times
Mar 14 07:55:37 server kernel: ass/usblp.c: usblp0: error -19 reading printer status Mar 14 07:55:37 server kernel: drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: error -19 reading printer status
Mar 14 07:55:37 server last message repeated 55 times
Mar 14 07:55:37 server kernel: drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: error -19 reading printer sass/usblp.c: usblp0: error -19 reading printer status Mar 14 07:55:37 server kernel: drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: error -19 reading printer status
Mar 14 07:55:37 server last message repeated 229 times

O primeiro erro acredito que seja porque eu não tenho ambiente gráfico. Na verdade, não sei direito pra que serve o hpiod e o hpssd.

O que fiz hoje foi remover a extensão USB e reiniciei o servidor. Não sabia qual processo reiniciar para tentar solucionar o problema sem reiniciar. Tentei reiniciar o hplip mas ele não reiniciou e eu fiquei com um processo zumbi (não tenho o erro e nem lembro o nome do processo zumbi). Mas mesmo depois de reiniciar e encurtar o cabo continuei a receber mensagens de erro como copiei no começo do e-mail (sem ficar repetindo 229 vezes o mesmo erro, são apenas esporádicos). Até agora esta tudo funcionando sem problemas.

Se alguém da lista poder me esclarecer o porque destas mensagens eu agradeceria, estou curioso e não encontrei informações satisfatórias.

Obrigado pela ajuda.

Daniel Mazzer

[1] http://www.ussg.iu.edu/hypermail/linux/kernel/0401.3/0586.html