Root nao entra atraves da linha de comando

Ola senhores.

Bom, fiz coco, tropecei e rolei em cima...
Achando que mudava as permissoes em um determinado diretorio - chmod 777
* -R /diretorio -, não sei porque, ele mudou varias permissoes dentro do
diretorio raiz */*.
Em alguns aplicativos, ja dei um jeito reinstalando, como e o caso do
ssh. Outros como o mysql estao meio estranhos - na inicializacao tenho a
mensagem que o /etc/mysql/my.cnf nao pode ser lido - mas funciona.
Agora o mais estranho e que nao consigo me logar em nenhum dos terminais
(tty) como root. Consigo apenas como usuario comum e quando tento o su,
recebo a mensagem "falha na autenticacao - Desculpe".
Ja entrei no modo de recuperacao e redigitei a senha e ainda nada.
Interessante e que via terminal dentro do X (gnome-terminal) entro sem
problemas. Tambem pelo X ja refiz a senha e tambem nao adiantou.

Sugestoes ou (mais uma vez), reinsta-lo o sistema e comeco do zero?

Valeu

Marcelo