CUPS + GTKLP + XnView / Adobe Reader / Opera

Fala galera, consegui resolver meu problema com os Mozillas (Firefox / Thunderbird) utilizando o GTKLP, foi perfeito, mando imprimir pelo gtklp neles, abre uma janela, escolhe a impressora (puxada do cups) e tah feito, só que sobrou o problema no Opera, XnView e no Acrobat Reader.

    Quando eu mando imprimir do Opera, ou dos outros programas acima citados, mando direcionar a impressão para o gtklp, dai ele abre o gtklp normalmente, porem numa aba que não existia nos "mozillas" que é a aba Arquivo, que ali diz qual é o arquivo que vai ser impresso (imagino eu, a pagina temporaria que o programa vai criar para mandar para o spool), ali geralmente aprece um aquivo que foi criado no /tmp . Pois então, dai eu mando imprimir, e fico lah olhadno no cups o desenvolvimento.
    Normalmente o cups mostra na impressora primeiro "processing" depois "ESP Ghostscript não sei o q" e depois "LPR spooling blá blá blá" e termina com o "data send completed". (isto eu vejo do openoffice e mozillas. Só que quando eu mando dali, ele pula do processing para o data send completed e não manda coisa nenhuma e nos jobs ainda aparece que o job foi completed.

    Já tentei mudar driver da impressora no Cups, para 3 tipos diferentes (de hp 1100 é claro).

    Pois é comecei do zero dnovo... alguem por me ajudar?