Re: Verificar fita dat na unidade

On 3/6/06, Marcos Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> wrote:
Alexandre Estanislau Puhl wrote:
> Pessoal,
>
> tenho um servidor no qual estava instalado Red Hat ate' pouco tempo. Na
> semana passada colocamos Ubuntu Breezy nele.
>
> Mas estou tendo um problema com os scripts de backup em fita DAT.
>
> Durante o dia, no meio da tarde, e' executado um script que faz a
> verificacao se tem alguma fita na unidade, utilizamos o comando "mt -f
> /dev/st0 status" , com base na saida do mt, um email e' enviado para a
> pessoa responsavel, avisando para colocar a uma fita na unidade.
>
> Mas apos instalar o Ubuntu, vi um grande problema, ao rodar o "mt -f
> [...]

Eu nunca usei fitas no debian, mas vai alguns palpites...

Se tiver a fita no drive funciona ok?

Sim... o mt me informa os dados corretamente e sai, sem problemas... mas quando nao ha fita na unidade, ele fica travado....

o user faz parte do grupo tape? as permissoes do /dev/st0 estão ok?

sim.

Se vc tentar qquer outro comando da man page (seek por exemplo) e
verificar o staus da variável $? ao final também não serviria?

O mt nao sai, fica travado, quando nao ha fita na unidade :(

com o programa 'travado', faça um ps aux | grep mt e veja o status do
processo (running, sleeping, i/o blocked, etc). Pode ajudar a
identificar o problema...

hmmmm.... boa,  eu nao me liguei disto :-/

Vamos tentar, em breve volto a incomodar ;)

--
Marcos

[]s
--