Re: Como sugerir coisas pro Debian?

[ Corrigindo o top-post ]

On 03/05/2006 12:30 PM, Maurício wrote:
> [...]

[...]

>   Dei uma olhada na página e o Plan 9 parece ser "OSI Certified". O
> código inteiro parece ser distribuído sob uma tal Lucent Public License.
> O Inferno é GPL, LGPL, MIT-template (não conheço) e Lucent Public
> também. Um programa que passa pelos critérios da OSI
> (www.opensource.org) pode não passar pelos do Debian? O Debian é mais
> rigoroso em algum ponto?

	Veja a citação ali em cima. O Debian tem a [1]DFSG (Debian Free
Software Guidelines - Definição Debian de Software Livre), é ela quem
define se um software é livre ou não para o Debian. Isso é uma abstração,
ao invés de aprovar modelos de licenças, criamos "Linhas Gerais" e
comparamos as licenças com essas "Linhas Gerais" pra sabermos se elas
são compatíveis com nossa definição do que é software livre e com isso
podemos dizer se o software pode ou não ser incluído no Debian.

1.http://www.debian.org/social_contract#guidelines

	Há mais que apenas uma licença, eu cuido de um pacote chamado
bulk-mailer que apesar de ser GPLv2 não pode estar no "main" porque o
autor não permite o uso do software para envio de spam, isso faz do
bulk-mailer um software não-livre de acordo com a DFSG. :-)

	Ser "OSI Certified" ou "FSF compatible" diretamente não quer
dizer nada para o Debian, a licença precisa estar de acordo com a
DFSG. IMHO, o Debian é muito rigoroso quando se trata de Software
Livre e Qualidade. A propósito a OSI tem uma filosofia de Open Source,
bem diferente de "Free Software" (free as in speech).

	Finalmente, não se trata do programa e sim de sua licença,
pode ser que a licença seja OSI Certified mas não seja DFSG compatível.
Até onde eu sei, a licença da Lucent não é DFSG compatível... por mais
que parte do Inferno sejam GPL, o núcleo dele, ou seja, o Plan9, que
é o foco do início dessa conversa, não é GPL e não é compatível com
a DFSG (não por não ser GPL, mas por que a licença atual dele não é).

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)