samba?

Olá!

Tenho um DualBoot, com o winxp e o linux, quero fazer um simples
compartilhamento, acredito que devo utilizar o samba, porém, não uso
nenhuma configuração de rede.

Encontrei esse exemplo:

       # mount -t smbfs -o username=meunome,uid=my_uid,gid=my_gid \
             //servidor/compartilhamento /mnt/smb  # monta arquivos
Windows para o Linux
     # smbmount //servidor/compartilhamento /mnt/smb \
             -o "username=meunome,uid=my_uid,gid=my_gid"
     # smbclient -L 192.168.1.2 # lista os compartilhamentos em um computador

Não entendi muito bem, mas vou me esforçar.
Mas eu não tenho servidor, e o que são os usuários e senhas?
Alguém pode me ajudar?

att.,
Luciano SIlva