Re: servidor de e-mail

On 03/03/2006 06:34 PM, Jonas Roberto de Goes Filho (sysdebug) wrote:
[...]
> Caio Ferreira wrote:
[...]
> 	Esta pergunta deveria ter ido para a d-u-p, eu acredito.

	A menos que o Caio, você e eu (e os meus filtros) estejamos todos
tendo uma alucinação coletiva, a mensagem foi pra d-u-p. :D   Veja o
cabeçalho das mensagens:

	Ela está com o nome "debian-br" mas o endereço é o da d-u-p. :-)

> 	Bom, eu não acho que seja um exagero criar serviços de email para
> apenas 6 caixas postais. Você pode colocar isso em um servidor já em
> uso. Pode não haver a necessidade de criar uma nova máquina. Dai sim,
> seria um exagero, talvez.

	Eu não acho um exagero ter o serviço de e-mail, mas acho um
exagero ter o MySQL pra gerenciar os dados dos usuários. Se você
realmente quiser usar alguma solução pra armazenar as informações
dos usuários e domínios de preferência para o LDAP que é muito mais
rápido para ler os dados (não que isso realmente faça diferença para
seis contas).

	IMHO, você pode começar com algo mais simples e ir evoluindo
à medida que for necessário, uma boa idéia é começar com o postfix,
ele tem vários recursos, não é difícil de configurar, há uma comunidade
grande de usuários e muitos deles usam Debian. O exim pode parecer um
pouco confuso no começo e o qmail é bastante difícil por causa do seu
licenciamento e da necessidade de compilar usando uma estrutura um
pouco diferente. Há ainda o sendmail, robusto e maduro, sofreu bastante
com falhas de segurança mas tem demonstrado um pouco mais de solidez
nos últimos tempos.

	Servidores de e-mail caem nas várias batalhas de preferências
como "vim vs. emacs" ou "KDE vs. GNOME". Opte por um que atenda sua
demanda inicial e que permita que você expanda sod demanda.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)