Problema com CUPS e SAMBA

Olá pessoal da lista, como vão todos? Espero que bem.

Possuo uma impressora Xerox Workcentre 415 que funciona no CUPS com o driver ljet4 (Isso mesmo, de uma HP LaserJet 4L). Usuários que utilizam Microsoft Windows na minha rede interna imprimem normalmente via SAMBA e ela funciona muito bem. Nunca me deu dor de cabeça.

Acontece que embora ela funcionie muito bem, ela não está mostrando o número correto de páginas e cópias de documentos impressos, o que é estranho. Vasculhando no Google encontrei alguns sites que falam sobre o problema, mas são problemas relatados nos anos de 1999, 2000 e 2002 e detalhavam problemas similares, mas em versões antigas. Um documento interessante que eu encontrei do ano de 2003 foi o localizado neste endereço:

http://www.linuxprinting.org/pipermail/foomatic-devel/2002q3/000884.html

Nele é citado que o problema é referente ao cupsomatic trabalhando com o foomatic e arquivos .PPD. Embora ele mencione uma possível solução e até uma implementação no código-fonte do CUPS, não consegui fazer nenhum dos dois (O patch era compreensível que eu não fosse conseguir utilizar, porque o código-fonte mudou e também as diferenças dentro dele).

O pior de todos os problemas é que funcionava perfeitamente no servidor antigo, que rodava Red Hat.

Se alguém possuir alguma informação, por favor, deixe-me a par.

Um abraço a todos.

Stéfano