Re: Newbie: instalação - hardware

> Olá,
> seja bem vindo, acho que te ajuda:

Obrigado.

> #dpkg-reconfigure xserver-xfree86

Mas xfree86 já era. Não é xorg agora?

> siga os passos... quando chegar na resolução voce escolhe aquela"S"  que
> deseja, aí no gnome ou kde acho que voce sabe.

Vou ter que entra com o video card, oci bus, etc?  Não tem algo automático,
não?  Já fiz que o meu velho caldera 1.3 (1998) e pensi que não mais iria
fazê-lo.

> o automount já ta instalado (tudo vai ser reconhecido pelo Debian)

Esquisito!  Tiove que mount -t ext2 /dev/sda2 /mnt/removable para o meu hd
usb.  O debain não montou automaticamente.

> para o som:
> #aptitude install alsa
> #alsaconf
> #alsactl store

O som funciona, mas num altura que tive que desligar as caixas de som.  A
placa é SIS7012 (a pior coisa já inventada).  Não tem jeito de setar o voluma
para que,  no próximo boot, eu não estoure os ouvidos?

> bom, o Kernel é mais complicado, se vode tá no Sarge voce teve como
> escolher o 2.6 na instalação... se não escolheu:
> #aptitude search kernel-image
> escolha o mais recente
> #aptitude install kernel-image-"maisrecente"

O debian irá cuidar do gerenciador de boot incuindo a nova opçao?

Muito obrigado

Eduardo