shell script ou php?

Bom dia lista

Estou montando um gateway para um pequeno provedor de radio local da
minha cidade. O gateway terá somente NAT e controle de banda.

Meu problema está que o cara não tem a menor noção de nada, então,
quando houver um novo cliente, ele teria que adicionar manualmente as
regras de controle de banda e bloqueio por mac manual. Bom resolví isso
parcialmente, fazendo com que o script de bloqueio leia os macs e ips e
a banda em arquivo separado. Agora, o que eu to viajando, é como eu
posso fazer para que o cara ao acessar o server por ssh, já abra um
script pedindo ip, mac, e banda de entrada e saída.

Também pensei em fazer algo em PHP.
Alguém podia dar uma idéia? :)

Tnx

--