Re: instalação em 486DX-4 100

Em Seg, 2006-02-20 às 01:47 -0300, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:
> [...]

O meu laptop é um 486SX 55Mhz com 8Mb de RAM. Eu cheguei a instalar o
Debian inicialmente fazendo algo meio maluco como instalar o slink e
depois fazer um dist-upgrade para o sarge... Foi coisa de maluco,
precisei fazer um milhão de coisas (dentre elas criar um Packages
proprio, uma vez que com 8Mb de RAM o Packages do sarge eh simplesmente
inusavel). Mas no fim das contas, eu tinha conseguido ter ele rodando...
Mas de fato, como o Felipe disse, versões atuais dos software partem de
pressupostos de hardware melhores do que esse, então mesmo o ambiente
console fica um pouco a desejar.

Depois de um tempo, peguei o Buildroot do projeto uclibc (eu jah tinha
Linux e rede através da porta paralela), montei um root filesystem e
passei a usar esse ambiente... ficou várias vezes mais leve... tipo
assim, depois do boot eu ainda tinha 6Mb de RAM disponíveis (é claro que
precisei fazer um kernel ultra-super-hiper-mega enxuto, incluindo os
patches do tiny-linux)... Mas, como eu disse eu já tinha um linux na
máquina, e mais que isso eu tinha três partições no meu hd (de 300Mb)
então eu pude copiar um rootfs pequeno para uma partição de 40Mb que eu
tinha em separado, dar o boot por ela para copiar um rootfs completo
para a partição grande...

Fazer o bootstrap em uma máquina com tão pouca memória é dificil...
então, mesmo que você venha a usar o buildroot, é bom começar instalando
o slink. Eu deixaria uma partição pequena reservada para poder fazer o
bootstrap de uma outra versão sem precisar montar o root da instalação
na memória RAM. É claro que você não deve ter drive de CD nesse laptop,
e talvez também não tenha placa de rede (como é o meu caso)... então,
enquanto você não tiver um linux rodando, tudo que você tem é um drive
de disquete...

> 	O Daniel Ruoso está desenvolvendo um projeto interessante com
> a uclibc para conseguir instalar o Debian em hardwares mais antigos e
> com poucos recursos. Estou mandando essa mensagem em BCC: pra ele,
> acredito que ele possa adicionar novidades sobre este assunto. :-)

Poisé... o Buildroot, apesar de muito legal, ainda não é um Debian,
então como um usuário com muita inércia, fiquei bastante incomodado com
o fato de não poder fazer apt-get install, e sem contar que o layout dos
arquivos não é exatamente o mesmo, então eu fiquei um pouco perdido. O
que comecei a pensar então foi em fazer uma arquitetura da debian (assim
como i386, powerpc, arm) toda baseada na uclibc ao invés da glibc. Isso
é o projeto i386-uclibc. Infelizmente ainda não posso te dar a URL do
repositório, pois ainda estamos trabalhando na infra-estrutura... Mas
posso te consolar dizendo que está planejado ser implementado um
mecanismo de instalação (o debian-installer tem requisitos de memória e
seria muito difícil adaptá-lo para pouca memória).

daniel