Re: Senha root no unbutu

On 2/13/06, Douglas V. Xavier <douglhas@gmail.com> wrote:
> Instalei o linux Unbutu 5.10 gostei muito,
> mas o usuario que é criado não tem nenhuma permissão.
> Não consigo instalar o firebirdsql e nem muito menos criar
> diretórios no / .
> gostaria de saber como faço pra entar como root .

Também instalei essa mesma versão um dia desses. Descobri dois modos
de contornar isso. O primeiro é executar os programas que precisam de
privilégios de super-usuário envoltos com sudo. Para instalar
utilizando o aptitude, por exemplo, tente dizer

$ sudo aptitude [...]

(Substituindo os pontos pelo seu comando, claro)

Vai ser solicitada a senha. Digite a senha do primeiro usuário (aquele
que você criou durante a instalação).

A segunda opção é modificar a senha do root, utilizando novamente o
sudo. É só dizer

$ sudo passwd

Depois de digitar a senha do primeiro usuário, o programa passwd vai
ser executado pelo superusuário e você poderá inserir uma nova senha
para ele.

Não sei se esses são os modos padrões de se fazer isso, mas pelo menos
estão quebrando um galho pra mim. Não pesquisei muito no material de
suporte do Ubuntu, por isso não posso dizer qual o melhor meio com
certeza. Só sei que esses dois me parecem um tanto quanto esdrúxulos
e/ou complicados deamis. Se houver um meio mais recomendado, gostaria
de saber.

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e