samba

Estou tendo um problema com o samba no debian que nunca tinha tido
antigamente. ( tinha um servidor cl10 até a semana passa e nunca deu
problema )
Por isto gostaria de saber se alguem nesta lista tem passado o mesmo
problema. E se tiver a solução melhor ainda.
E estou consultando agora a lista pois é a segunda vez que ocorre, pois
pela primeira vez ignorei.

O problema é que chega uma hora em que todas as maquinas somem do
ambiente de rede, mas o mapeamentos continuam funcionado.  So que niguem
enxerga niguem no ambiente de rede. Só volta restartanto o samba e
reiniciando todo mundo.

Se eu faço o comando "net view servidor" nos windows xp ele me retorno
positivo, mas se tento pelo ambiente de rede ele me diz que a rede não
está accessivel.
Se eu usar o numero ip tipo \\192.168.0.5\pasta ai funciona mas se eu
colocar
\\servidor\pasta ai não acha o servidor linux.
Firewall não é.

Alguem está passando o mesmo.? se faltou algum detalhe que não postei
devido ao cansaso posto depois.

 Obrigado.