Rede Local /ftp/ssh

Ae galera!

Seguinte estou com a seguinte duvida! eu tenho instalado o debian Sarge 3.1 em uma maquina que faz parte de uma rede local! ate ai tranquilo ou seja.. ele ta configurado com ip local digamos 123.100.100.2 (vamos supor que seja este o ip) eh este sai para internet atraves de um gateway 154.192.9.1 (tbm vamos supor). ate ae tranquilo uso a internet normal! so que!.. instalei um server de FTP e SSH (proftpd e o sshd) e queria disponibilzar este serviço para a rede local! ou seja outra maquina da rede 123.100.100.X podesse usar o ftp na maquina em questao (123.100.100.2) so que quando tento conectar de outra maquina da rede na maquina nao consegue achar o serviço de FTP , e Localmente (na propria maquina) este esta funcionado! sendo que, se eu tentar pingar a maquina que ta o ftp de outra maquina funciona normal! ela responde! as maquinas que tao com win detectam ela normal! so a merda do ftp e ssh! que nao tao funcionando!.. bom escrevendo agora!.. lembre que pode ser o resolv.conf (ach o que tem haver) .. bom se alguem puder me ajudar! agradeço muito =)

ate + e obrigado desde ja!