mouse USB não ativa após ligar

Olá a todos,

eu tenho um mouse ótico (um tal de Tsunami que o sistema só detecta como
USB HID v1.00 Mouse [1241:1111]) conectado via USB no meu Debian Sarge,
a única coisa não padrão é o kernel que eu mesmo compilei (2.6.14.2),
este mouse já uso há mais de 2 anos desde que usava o Debian SID na
mesma máquina e sempre teve uma característica : para o sistema
detectá-lo logo após o termino do boot eu sou obrigado a desconectar e
conectar novamente, aí passa o dia numa boa, não sei se isto aconteceria
com outro modelo de mouse USB pois este é o único que tenho...
    Procurei no Google, mas o máximo que achei foram usuários com
problemas parecidos.
    Acredito que isto tenha algo a ver com o hotplug mas não sei ao
certo, alguém sabe o que pode ser ?

Obrigado

Flavio Alberto