Re: configurar rede

Olá,

Em 31/01/06, Samuel Rios Carvalho<nhawkbr@gmail.com> escreveu:
> o meu pc eu naum coloquei pra iniciar automatico a rede na inicialização.
> ai eu preenchi o arquivo /etc/network/interfaces com os dados de rede.
> ai quando o pc liga eu inicio o rede
> ./networking start
> ai fala que o arquivo /etc/network/interfaces não pode ser lido.
> o que pode estar acontecendo
> pra funcionar a rede eu tenho que digitar ifconfig eth0 192.168.1.9 netmask
> 255.255.255.0
> mas pra resolver isso da pra usar o etherconf, mas eu quero saber levantar
> rede na mão e deixar ela iniciar.

1. Como superusuário do sistema (comando su -), se ele for um Debian é
claro, mantenha somente o seguinte conteúdo dentro do arquivo
/etc/network/interfaces:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 192.168.1.9
    broadcast 192.168.1.255
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    gateway 192.168.1.1 #(IMAGINO que seja seu MODEM ADSL)

2. Salve o arquivo e execute o seguinte comando:

# /etc/init.d/networking restart

3. Teste dando um ping para a Internet:

# ping www.debian.org

--