Como escrever uma nova linguagem de programação?

Olá a todos, estes dias estava lendo o br-linux e vez ou outra sai
aquela velha e infadonha discução de qual é a melhor linguagem de
programação, então me surgiu uma duvida:

Como se faz para criar uma linguagem de programação?

Caso alguem tenha documentos sobre isto (se em pt_BR melhor ainda), ou
mesmo links poderiam me indicar.

Sim, eu sei que o google tem resposta para isto, mas não faço a menor
ideia do que procurar e acredito que "como criar uma linguagem de
programação" iria me devolver algo.

--
Porque dele, por ele, para ele são todas as coisas;
a Ele a glória eternamente.