Prompt do shell (Era: Limpar a tela...)

Pedro,

Estou separando a resposta em outra thread somente pelo bem da organização.

Em 23/01/06, Pedro_debian<pedro_debian@yahoo.com.br> escreveu:
> como configurar o debian para deixar no terminal apenas o nome da pasta
> atual

Os sistemas Debian usam o shell bash como padrão (pelo menos é assim
nos meus). Para modificar o prompt do shell (aquele texto informativo
que fica antes do comando), você precisa alterar o conteúdo da
variável de ambiente PS1. Aqui no meu sistema ela é definida no
arquivo /etc/profile. O manual vai ser seu melhor amigo nessa
alteração. Procure a seção PROMPTING (pelo menos esse é o nome aqui no
meu sistema).

Basta alterar essa variável que o prompt vai ser modificado, na mesma
hora. Lembre-se que você não precisa alterá-la diretamente no arquivo.
Você pode usar um terminal normalmente e ir experimentando valores até
chegar a um resultado que te agrade. Por exemplo (estou incluindo o
prompt completo):

[thiago@elisregina thiago]$ echo $PS1
[${debian_chroot:+($debian_chroot)}\u@\h \W]\$
[thiago@elisregina thiago]$ PS1='[\u]'
[thiago]PS1='[\u@\h]$ '
[thiago@elisregina]$

Se o seu sistema usa um shell diferente, a configuração deve ser
parecida, mas o manual dele é o lugar certo para encontrar a
informação precisa.

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e