Re: Pendrive - Como desconectar com segurança?

* G.Paulo (linuser@terra.com.br) wrote:

> hummmmm... mais ou menos Já reparou que quando você "desmonta" um    .
> pendrive no Windows a energia para ele é interrompida? Isso se       .
> percebe nos pendrives que tem um led indicador de funcionamento      .

Não consigo reproduzir este comportamento porque não uso drogas ;)

> Quando desmonto um pendrive no Debian, *nunca* a energia é
> interrompida. Ou seja, o led está sempre acesso. Claro que se
> desconectar o dispositivo depois disso não haverá dano a arquivos. Mas
> e quanto a um possível dano ao hardware, como nosso colega aí embaixo
> mencionou?

uso um HD externo USB e deixo o gnome-volume-manager gerenciar pra mim,
de formas que espeto ele na porta USB e ele é montado automagicamente,
e, depois de transferir o que quero, o removo da porta e ele é demontado
automagicamente.

O que faz com que os dados transferidos sejam processados completamente
é a diretiva sync, que faz a transferência imediatamente após o comando,
fazendo com que o LED indicativo dê o sinal de indisponibilidade. (Se
você retirar o dispositivo com o sinal de indisponível acesso você
dança!). Sem a diretiva sync os dados só são transferidos por completo
wuando se dá o comando umount na mão.

Quanto ao dano de hardware, que é, acredito, o foco da discussão, o
próprio dispositivo se protege na hora da desconexão, desde que ela seja
feita APÓS a conclusão do trabalho de IO, sinalizado pela mudança de cor
no LED.

Neste HD USB esterno que uso tem um aviso falando isso, e que a unica
possibilidade de dano no hardware por causa de eletricidade é no caso de
você desligar o micro com o dispositivo espetado. Até mesmo uma queda de
energia não seria prejudicial, segundo o fabricante deste dispositivo,
desde que não tenha ocorrido durante o trabalho de leitura/gravação.

[]´s
--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail