[OFF] Programa para recebimento de FAX no Debian

Bom galera estou postando como OFF porque acho que não é bem uma dúvida relativa ao Debian, porém creio que seja o local mais apropriado já que a maioria aqui tem experiência dentro de empresas com soluções e automatizações.

A empresa em que trabalho está implantando a ISO 14000 (ISO do meio ambiente) e precisamos reduzir os impactos dos produtos no meio ambiente. Então estive pensando e desenvolvi a seguinte idéia para o FAX convencional:

Deixaria uma máquina rodando Debian com um utilitário de recebimento de Fax, que seriam salvos automaticamente em uma pasta compartilhada na rede com o samba. Então, bastaria entrarem na máquina FAX na rede e baixar os faxes de seu interesse para a sua máquina. Isso, além de facilitar muito alguns processos, diminuiria drasticamente o uso de papel, já que nem tudo precisa ser impresso.

Porém, nunca tive nenhuma experiência com programas de faxes em Windows e muito menos em Linux. Procurei algumas informações no google e não achei nada a respeito. Gostaria de saber se alguém já fez isso ou se tem uma idéia pra me dar de como fazer, como: qual programa utilizar, como fazer para salvar automático ?

Desculpem por postar algo tão superficial e cru sem nem ter tentado nada mas acredito que alguém aqui na lista já possa ter passado por algo assim e com certeza vai me poupar boas batidas de cabeça...

Obrigado !!

Fábio