AMD64 & debian [era:Intel ou AMD para Linux]

Na minha primeira experiência com amd64 eu usei o fedora 3( antes tinha um
pentium mmx com woody) ! tive vários problemas, pois gosto de uma pilotagem
meio arriscada e queria os ultimos pacotes ... usei uns repositórios meio
estranhos e no final desta história fique sem senha de root, algum desgraçado
invadiu minha máquina e mudou minha senha! a partir daí não quis mais usar
repositórios sem procedência.

tentei durante uns tempos usar o ubuntu e o debian 64, mas a falta de
aplicativos me fez experimentar o kurumin que é 32 ... não notei nenhuma
mudança de desempenho nos aplicativos normais ( navegador, editor, etc) e
instalei o kurumin mesmo. Depois de um tempo resolvir limpar minhas coisas e
coloquei meu debian instalado só com o que eu quero!
Reiterando, não notei nenhuma diferença de desempenho! obviamente tb os jogos
(quake 3, doom 3, warcraft 3, CS, ...) são equivalentes em 64 e 32 bits.

Qto a trabalho: o gcc 64 tem vantagens, por exemplo a variavel long int em C
tem 64bits enquanto no 32 a variavel tem 32bits... pra mim isto faz
diferença, mas acho que pra maioria não deve fazer !