Re: aumentar memória e swap

Bom dia

Você pode criar uma partição swap usando o qtparted ou cfdisk  ou mesmo usar o CD de instalação de outra distribuição Linux que ofereça algum utilitário de particionamento. O Partition Magic for Windows também oferece a opção de criar partições Linux Swap.

Swap é igual dinheiro, quanto maior melhor, mas em geral uma partição de 500 MB vai ser suficiente para a maioria dos casos. Se você pretende trabalhar com edição pesada de imagens ou edição de vídeo, crie uma partição maior, de 2 ou 4 GB.

Mesmo que você não tenha o Linux instalado no HD, é recomendável deixar uma partição swap, mesmo que pequena reservada,  outros live-cds são capazes de detectar e já ativar a partição swap no boot.

Você precisa de, no "mínimo", uma partição root de tamanho apropriado e um partição swap igual de RAM do seu sistema. Usuários de sistemas Itanium precisam de uma partição /boot/efi/ de aproximadamente 100 MB do tipo FAT (VFAT), uma partição swap de, no mínimo, 512 MB, e uma partição root (/) de tamanho apropriado.

Tudo bem ,agora, pode acontecer caso em que a memoria nao nao chegue a ser igual a memoria RAM, porem resalto que,, ***OBRIGATORIAMENTE*** deve conter ao menos uma particação swap ... para que na pior das hipoteses vc consiga ate dar um boot caso sua memoria RAM tenha algum problema e/ou sobrecarga do sistema de gerenciamento de memoria...

agora dizer que nao precisa de partição swap ja é deixar o cara num mato sem cachorro , pra nao dizer outra coisa ..

pois a paginação
" em memória física sempre é mais lenta do que em memória volátil."

Certo isso eu concordo .. mas dizer que ira prejudiar o sistema com memoria swap e tirar ela ... acho q já eh demais .. pode acontecer .. mas em casos bem isolados..

Atenciosamente
  Marlso Sedrez

Em Qui, 2006-01-12 às 07:53 -0200, Marcio de Araujo Benedito escreveu:
On Wed, 11 Jan 2006 10:53:55 -0200 Samuel Rios Carvalho
<nhawkbr@gmail.com> wrote:

> Pessoal,
>
> eu tenho um pequeno server aqui de 512mb de ram e 256 de swap
> (precisar de 4 vezes mais ne).

Esta é mais uma lenda do que uma realidade, nos tempos atuais. A
matemática era 2x a quantidade de RAM para swap, numa época em que se
tinha kbytes de RAM. Hoje, com GBytes de RAM, pra quê swap????

> quero aumentar a memória pra 1 gb e o swap pra 2  gb. como

Vai jogar disco fora. Swap é para que o processador faça troca entre os
processos que estão sendo usados. EM um sistema multitarefa isso é muito
usado quando se tem pouca RAM. EM um desktop, por exemplo, mesmo com
muita RAM o swap é recomendado para quem usar gráficos, como GIMP e
outras aplicações que trabalham com arquivos grandes. Em servidores é
mais usado o espaço para arquivos temporários do que swap, como nos
servidores de banco de dados para recovery após crashes.

Além do mais, se o server tiver swap ele será usado, e como disco é
memória física, vai ficar com desempenho prejudicado, pois a paginação
em memória física sempre é mais lenta do que em memória volátil.

> posso fazer isso sem dar pau, pq se eu ferrar ele, tomo no .....

Eu não faria isso, a menos que a aplicação na qual o server está demande
uso de swap. Tipo, ele é um server de um programa feito porcamente, que
usa swap em disco ao invés de /tmp. Fora isso, eu aumentaria minha RAM e
deixava o swap como tá, ou até tiraria ela!

Se quiser insistir, use o parted, ou algum front-end para a libparted,
para diminuir outras partições, para então aumentar o swap. Daí reative
com o mkswap.

[]'s
--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail