Re: Debian 64

Estou chegando atrasado nesta discussão, mas acho que este email pode ser útil
para quem está pensando em instalar o Debian amd64. Eu não trabalho na área de
informática e por isso a minha experiência é limitada apenas à minha máquina.
Demorei muitos dias para terminar de acertar a configuração, mas agora
está tudo perfeito. Segue abaixo a lista dos procedimentos que deram certo:

  * Com relação ao java, a melhor solução que encontrei foi usar o java da Sun
    para i386 + firefox 32 bits.  Por isso, mesmo havendo Firefox para AMD64, o
    Firefox 64 bits foi sacrificado em favor do Firefox 32 bits para
    possibilitar o uso do java, do flash e dos codecs de áudio e vídeo feitos
    que existem apenas em 32 bits.

  * Instalar usando o CD 1 do Debian amd64. Não instalar nem o Firefox nem MPlayer.

  * Para usar o debian stable, simplesmente seguir as instruções do howto. Caso
    contrário, não instalar o driver da NVidia conforme as instruções do howto.
    Instalar o driver somente depois de feito todo o updrade e usando o
    instalador da própria nvidia. Será preciso instalar o linux-kernel-source,
    configurar e compilar o kernel. Mas não é preciso instalar o kernel
    compilado.

  * Se o som não ficar funcionando adequadamente, instalar alsa-utils e
    executar alsaconf. É melhor que isso seja feito antes de qualquer upgrade.
    Se for feito upgrade para testing, o alsa-utils vai depender de uma versão
    do udev que depende do kernel 2.6.12.

  * Criar o ambiente chroot:
    - Instalar o chroot conforme as instruções do debian-amd64-howto
    - Instalar no chroot os pacotes:
       . OpenOffice
       . Firefox
       . flash binário fornecido pela MacroMedia (agora Adobe)
       . java binário fornecido pela Sun
       . mplayer, mozilla-mplayer-plugin, w32codecs
       . realplayer

  * O Skype é 32 bits, mas não precisa ficar no chroot porque é binário único.

  * Para configurar a gravadora de cds, usar o xcdroast. Ao ser instalado, o
    xccdroast cria alguns dispositivos no /dev que são necessários para a
    gravação de cds. Aparentemente, a emulação scsi é desnecessário porque o
    kernel é 2.6. Mas isso ainda não posso garantir porque só gravei um cd até
    agora mas a gravação ficou com defeito.

  * Acrescentar ao arquivo /etc/modules as seguintes linhas:

    floppy
    nvidia
    cpufreq_userspace
    powernow-k8

  * Instalar os pacotes "powernowd" e "lm-sensors" e executar o programa
    sensors-detect.

  * Configurações do XFree ou xorg (Encontrei na página do Blender):
	# NVidia specific options
                Option      "NoLogo" "1"
                Option      "SWCursor" "false"
                Option      "HWCursor" "true"
                Option      "CursorShadow" "true"
	# Other option
		Option "NoFlip" "1"

  * Para instalar o cinelerra, é preciso baixar o rpm para amd64 da página do
    cinelerra e converter em .deb. (Não uso o cinelerra, mas acho legar ter
    esse programa instalado).

Tudo que usei até agora está funcionando perfeitamente. Só preciso gravar mais
um cd para confirmar. O HD está 100% Linux. O wine eu não instalei, mas pelo
que sei é só instalar no chroot. A previsão é de em 6 meses o OpenOffice estará
funcionando em 64 bits. E os outros programas não ficarão para sempre apenas em
32 bits. Mas enquanto eles estiverem, o chroot resolve.