Quase desistindo do debain-br-cdd

Olá pessoal, tudo bem?
Estou mais que desesperado :( mais de 5 horas tentando descobrir um método
para dar boot sem queimar o CD, consegui, mas...

Configuração do sistema básico Debian: Esse programa foi incapaz de
autodetectar um leitor de CD-ROM ou não há um CD usável no leitor.

Até que enfim consegui instalar o debian usando uma imagem iso, onde não
precisa utilizar o CD-ROM.
Instalei o GRUB e na inicialização aparece um kernel que inicia a
"configuração base do sistema" e o outro kernel antes de iniciar a
"configuração base do sistema" abre uma tela de comandos.
Iniciei a "configuração base do sistema" e segui os passos até que chegou em
um que pedia para colocar um CD válido do debian. Como não tenho o CD e
somente o iso ele não saía dessa parte até que fosse colocado o CD.
Obviamente parei aí, só reiniciando para dar boot e continuar a configuração
tudo de novo e parar na detecção do CD novamente. Até apertava ALT-F2 para
ver se mudava pra outro terminal, mas pedia login e senha de root :).
Queria saber o que eu poderia fazer para que o computador fosse enganado que
tem um CD e que procure pela iso, vi no manual um utilitário chamado
iso-scan, mas acho que não é o caso, pois não tem como utiliza-lo nessa
parte da configuração.
Ou se não fosse possível, uma maneira de iniciar o sistema sem o script de
configuração e adicionar manualmente os pacotes a partir de uma iso extraída
em um diretório ou partição qualquer.
Ou também, se fosse possível editar algum script para que quando ele pede
para montar o CD-ROM, em vez de montar, ele utilizasse os arquivos extraídos
da iso que seriam colocados em um diretório qualquer, Ex: /tmp/iso/arquivos
em vez de /dev/cdrom/.
Utilizei o live-cd kurumin e entrei em alguns diretórios a achei que talvez
fossem esses o locais dos scripts:
file:/mnt/hda2/tmp/base-config.2807/base-config/
file:/mnt/hda2/usr/lib/base-config/menu
Qual eu teria que editar? Como? :)

Existe algo do tipo que citei que possa ser feito ou alguma outra solução em
que não o CD-ROM?
Se não, fazer o que.

[]'