Re: Comando para saber qual tipo de partição

Quase sempre faço clonagens em meus HDs  utilizando
o grub como carregador e não tenho nenhum problema.
E possível fazer clonagem de HDs mesmo com tamanhos
diferentes, ainda que o HD pai seja maior do que o HD
filho, mas desde que o volume de informações do HD
pai não seja maior do que o tamanho físico do HD filho.

(É possível até que o DH pai tenha mais informacões
do que o tamanho físico do HD filho. Neste caso o HD
filho deve ter o sistema de arquivos estendido ativado
e o HD pai o sistema convencional. Mas deixa isso prá lá).

Clonar HDs inteiros usando o dd, quase sempre não é legal.
Em termos de tempo, se o HD não estiver completamente lotado,
também é ruim. HDs da mesma marca e mesma referência
de tamanho mas de modelos diferente, quase sempre
possuem  suas geometrias diferentes também. HDs
com marcas diferentes e referência de tamanhos iguais,
dificilmente terão suas geometrias iguais. Então, no caso de
usarmos o dd para clonar um HD pai menor do que o HD filho,
fará com que  percamos alguns setores, deixando assim de
usar a capacidade máxima do HD. Ao contrário, se o HD filho for
menor do que o HD pai(quem mexe com programação vai entender),
fara com que o dd grave as informações excedentes  no início do
disco, sobrepondo assim, as informações já gravadas no início do
processo. Logicamente, isso fará com que o HD não dê partida.
Também clonar um HD de 160G com o dd... haja paciência....

Se lhe interessar, diga qual a marca e modelo ou geometria dos
dois HDs e como esta particiondo atualmente o HD pai, que
talvez possa te ajudar. Diga também como fez a clonagem.

Grande abraço
sluiz