Re: Desligamento de servidores pelo Windows

Tambem tem o webmin, que pode ser configurado para um usuario específico fazer isso pelo windows através do browser.
Baixe e estude o man

Guillermo Pereyra Irujo <gpirujo@comtron.com.ar> escreveu:
Felipe Ribeiro wrote:
> Ola Srs.
>
> Possuo em um cliente aqui em BH, dois servidores Debia Sarge.
>
> O que esta acontecendo e o seguinte: todos os dias ha a necessidade do
> desligamento dos dois servidores. Estou tendo a necessidade de deixar
> alguem responsavel a acessar como root (sei que poderia dar permissao os
> arquivos e usar sudo) temporariamente estas duas maquinas e posso estar
> correndo um GRANDE RISCO.
>
> Gostaria de saber da turma, se ha uma forma de fazer um
> programa/scrip/processo (nao sei como dizer), para que facilite este
> desligamento atraves do windows?

> [...]

Se o responsável tem accesso físico aos servidores, a mais fácil é
cambiar o shutdown -r por um shutdown -h na stanza de ctrlaltdel do
/etc/inittab (dele um init -q depois, para que o init reler o arquivo).
Com isso, nem sequer necessita logar; ctrlaltdel e o micro desliga. É o
mais fácil mas também o menos seguro, ainda que se alguém tem accesso
físico aos servidores, nunca poderám estar muito seguros.

Uma maneira um pouco menos limpa mas que funcionará e a classica:
adicionar um usuário "desligar" que, quando loga, executa shutdown. Tem
que configurar sudo para que ele poder desligar e tem que põr a linha de
shutdown no seu .bash_profile. Funciona também por ssh, assim que pode
instalar o PuTTY nos micros Windows e configuralo para logar com esse
usuário.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina