Re: certificação LPI

On Thu, 2006-01-05 at 17:28 -0200, Magno K. Nardin wrote:

> A prova do LPI não é equivalente. Talvez quem tenha LPIC seja aceito
> como apto à certificação Conectiva, mas o inverso acho que não.

O inverso sim.. Na verdade, quando eu fiz a da conectiva, essa
equivalencia nao era valida e quase 1 ano depois essa equivalencia
passou a existir... Na epoca, seria soh eu pedir o atestado da LPI 1 ..
Nao pude porque a minha havia expirando a alguns dias ..

> De modo geral, a prova do LPI é difícil. Não se iluda. Estude vendo como
> cada item funciona na prática. Instale, reinstale as distribuições, os
> programas; refaça configurações. Detone tudo e comece de novo :)

Mas eu nao disse que a da conectiva era facil :) Eu nao achei facil, mas
fui na raça e passei :) .. Eu jah tinha uma boa bagagem de installs,
reinstall e uns bons anos de linux nas costas quando eu fiz a prova.. :)

Acho que no email anterior, sem querer, dei a entender que era facil..
Na verdade, quis enfatizar que o principal da prova foram topicos
relacionados ao conectiva e bash..

> Eu tenho hds de gaveta que uso para detonar, fazer experiências e testar
> configurações. Um hd de 10 GB com Debian e outro de 30 GB com duas
> partições com... Debian :)

Eu jah passei dessa fase, sempre que detono consigo restaurar..
Os ultimos problemas que tive foi numa maquina com limite de discos de
8GB em que tive que usar o EZ-Drive para contornar problemas de
geometria, tive que colocar o kernel manualmente antes do cilindro 1024
e ainda assim fazer com que o windows e o lilo convivessem em harmonia
com o EZ-Drive..

Lembro tambem de ter detonado o conteudo do disco usando o hdparm..
Fazer o tuning do HD eh a primeira coisa que se faz apos ter instalado
uma distro. Eh muito facil de voce detonar com tudo, entao o primeiro
passo apos ter instalado o basico eh mexer com o hdparm ateh ter o maior
ganho de desempenho possivel mantendo a estabilidade :) ..

Lembro que na epoca de facul eu tinha um HD de 6GB com 2 linux, windows,
beos e um bsd.. tudo bootando com o lilo e com muito uso do partition
magic para redimensionar as particoes :)

--

[]
JA Tavares