Re: Debian é Cópia do Free BSD?

On 01/03/2006 12:38 PM, Magno K. Nardin wrote:
> Quais são as desvatagens do Linux que são vantagens nos outros?

	Isso depende de um conjunto *muito* grande de variáveis, sem
falar de aspectos filosóficos e religiosos. Ou seja, não há como
alcançar todas as respostas possíveis.

[...]
> Você poderia ser mais específico? Gostaria de saber, em sua opinião,
> quais são essas implementações que são melhores no FreeBSD do que no
> Linux?

	Eu acredito que essa não seja lista mais adeqüada para essa
conversa.

> Desculpe, mas você não está comentando o "OpenBSD" (vi sua página)?
> Nessa versão, o foco é justamente a segurança. Se for assim, vamos falar
> da segurança do Linux desenvolvido pela NSA, a Agência Nacional de
> Segurança dos Estados Unidos :) Duvido que exista kernel mais seguro que
> esse :)

	Não duvide, a NSA já fez muita cagada. E mesmo assim, veja o
histórico das listas do Debian e da DWN e veja as conclusões que se
chegou sobre o porte do kernel OpenBSD para o Debian.

	Ainda assim, isso é "off-topic" pra essa lista. :)

[...]
> O que algumas pessoas não entendem é que um "port" do Debian para um
> kernel BSD, não é um Linux, mas outra versão do BSD. É um DebianBSD.
> Como temos o Debian GNU/Linux ou o Debian GNU/Hurd. Se ele criticar o
> DebianBSD, ele estará criticando o BSD, não o Linux :)

	Não, não é um DebianBSD. É o Debian GNU/kfreebsd ou o Debian
GNU/knetbsd. O kernel foi portado, o userspace/userland é GNU. E sim,
ele estaria criticando o porte do BSD feito pelo Debian, agora, isso
é realmente importante? Se o cara é fanático por BSD, deixa ele. :-)

[...]
> [...]
>
> Mas, isso é natural e se explica pelo fato de termos muito mais
> desenvolvedores trabalhando no Linux do que em qualquer outro sistema
> operacional.
>
> É claro que essas implementações logo serão feitas e o modelo de
> desenvolvimento do software livre torna possível que isso ocorra
> rapidamente. Não quer dizer que uma implementação que não exista em
> ambos os sistemas não possa ser feito primeiro no FreeBSD e portado em
> seguida para o Linux. Essa é a vantagem do código aberto e da filosofia
> adota pela comunidade de desenvolvedores.

	Os BSD enfrentam um problema, o kernel do Linux está sob GPL,
eles não conseguem simplesmente pegar código do Linux e jogar pra
dentro do BSD (como o pessoal do Linux pode fazer). Eles tem que
reescrever.

> Por isso, essa discussão de qual kernel é melhor, é bobagem :)

	Exato! :-)

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)