[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: OFF: DEBIAN + COBOL 4.1 + XEON BI PROCESSADO



Rodrigo Carvalho wrote:
Depois de vários testes, verifiquei que: Quando o usuário fecha o cliente telnet "CLICANDO NO X", ou seja, sem sair do sistema, exporadicamente a sessão continua aberta no servidor, mas se o usuário entra novamente ele continua a mesma sessão.

Quando você faze um logout ou ctrl-d num terminal, está lhe dando ao processo (acho que) o sinal QUIT; o mesmo que se fizera kill -QUIT. Quando você clica no x, está lhe dando ao processo o sinal HUP; o mesmo que se fizera kill -HUP. O sinal HUP é do tempo das terminais seriais, onde o enlace com o servidor podia se cortar, e onde o processo recevia do sistema operacional esse sinal quando isso acontecia. Quando você fecha uma janela de um terminal, é como se não estivesse fechando a aplicação mas o canal.

Tem o código fonte do programa em cobol? Pode fazer que responda a sinais? Se é assim, pode fazer que termine com o sinal HUP, como acontece com o sinal QUIT. Se não, terá que procurar algo que faça de wrapper, capturando o sinal HUP e enviando ao program o sinal QUIT. Quiçá o mesmo telnet possa fazer isso.

Tentou usar o programa com ssh? Não pela segurança, que não é importante aqui, mas porque acho que, por ser um protocolo mais novo, poderia ter um melhor control do tema de sinais... mas não sei, só me pergunto.

mais eu percebí que o servidor possúi 498 processos em estado (S, S+, Ss, Ss+, SN, S<). Minha pergunta é: ISSO EH NORMAL?
Alguém poderia me dar uma força com relação a o que são esses "S's" ??
Googleei o negócio e naum achei nada que me esclarecesse isso...

É normal que um processo esteja no estado S, que é sleeping, e dizer, está dormido, esperando entrada. Os símbolos que continuan dão outra informação, como a prioridade do processo.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina



Reply to: