Problema com mouse óptico genérico

Debian v. Testing/Unstable

Oi pessoal, estou tendo dificuldades em configurar os mouses ópticos dos computadores do meu serviço. Já tentei o protocolo IMPS2 e PS2 com os dispositivos PSAUX e MICE e nada. Quando jogo para o Windows ele funciona bem, claro depois que desconecto o mouse da placa e reconecto. Já até expurguei as configurações do hotplug e o gpm não está instalado, mas sua biblioteca está (depedência com libaa). Já tentei no Google, mas não obtive sucesso, alguém poderia me ajudar?

--
João Emanuel
Mensageiro: joaoemanuel1981@jabber.org