Re: NFS instável

Stéfano Martins wrote:

Olá lista,
Estou enfrentando sérios problemas de instabilidade no servidor rodando NFS. Pra começar ele está demorando aproximadamente 5 minutos para exportar todos os diretórios (Algo que totaliza aproximadamente uns 15 GB), outro problema que ocorre é quando os usuários estão tentando montar as partições. A mensagem de erro é: mount: RPC: Timed Out Sincera e incrivelmente, eu não encontrei nenhuma problema que estivesse com os mesmos problemas no Google ou na lista de discussão do NFS (Eu nem uma lista encontrei). O estranho é que eu administro um outro servidor rodando a mesma versão de software e tudo o mais, sem problema nenhum, inclusive rodando NFS e exportando mais dados ainda. Se alguém puder me dar uma mão no assunto, ficaria grato.

O NFS funciona (normalmente) por UDP - lembre-se da aula de redes, com todos os pontos positivos e negativos dele também. O principal ponto que quero lembrar aqui é que o UDP não garante a entrega de pacotes, e se sua rede tiver qquer probleminha o NFS (e o nis também) vai pro saco.

Então, sugiro dar uma verificada nos cabos (talvez um simples desconectar-reconectar seja o suficiente para melhorar a conexão) e uma reconferida nos parâmetros de rede das suas máquinas (ip, netmask, gateway, broadcast, /etc/resolv.conf, /etc/hosts, /etc/nsswitch.conf etc).

A propósito, isso sempre foi assim ou comecou de repente?
Vc usa automount/autofs?

--
Marcos