Problema com Som

Olá pessoal,

Meu HD queimou :D, simplesmente parou de funcionar.
Entao comprei outro, pois sempre tenho backup dos meus
arquivos em CD-RW.

O meu problema na verdade é que peguei a ultima versão
do Debian no site e queimei um CD para instalar.
Instalei de boa, e fiz a atualização da distribuição
para a Unstable, notei que o X.org nao funcionava,
problema como kernel 2.6.8 que vem no CD de
instalação. Foi só instalar o kernel 2.6.14.2 pelo
apt-get que o X.org voltou a funcionar... mas isso eh
o de menos. Meu problema real e como som.

Tenho uma Placa de Som da Creative: 0000:00:0e.0
Multimedia audio controller: Ensoniq 5880 AudioPCI
(rev 04)

Bom! Nosso kernel linux suporta ela bem, mas nao estou
conseguindo fazer o audacity funcionar com ela. Ele
não reconhece a placa de som... e nem o tocador de CD
do Gnome consegue funcionar, e outras coisas... parece
que o suporte OSS do sistema nao está OK. Os
dispositivos /dev/dsp* e mixer* nao estão lá.

Olha só, acabei de fazer o teste com mp3, ogg, wav
(arquivos) e ninguem toca nada, apesar do alsamixer
está configurando o dispostivo (Ensoniq AudioPCI).

Como fazer ele funcionar esse som?

P.S.: Quando estava no sistema instalado a partir do
CD estava OK.

Obrigado...

http://br.yahoo.com/homepageset.html