Algumas dúvidas no Debian 3.1

Olá

Estou migrando um servidor do sistema Conectiva 10 para Debian 3.1, porém estou com algumas dificuldades para acertar algumas coisas. São elas:
  • SSH - estou usando no Debian a mesma aparentemente versão que uso no conectiva - OpenSSH_3.8.1p1, OpenSSL 0.9.7h 11 Oct 2005 (conectiva),  OpenSSH_3.8.1p1 Debian-8.sarge.4, OpenSSL 0.9.7e 25 Oct 2004 - no Debian. Quando uso o Debian e acesso este servidor os arquivos dos compartilhamentos samba que são criados no windows que possuem acentos, ficam com um ? no lugar da acento. ex. caça = ca?a. porém quando logo localmente no servidor o nome do arquivo está correto. No samba estou usando unix charset = iso8859-1 e display charset = ucp850. Como faço para resolver isso?
  • Quando entro no ambiente gráfico tanto no Gnome como no KDE e crio algum arquivo com acentuação e depois listo este via console, também substitui a acentuação gráfica com simbolos estranhos. tem algum lugar para padronizar isso de uma forma geral para o sistema como um todo? Qual é o padrão correto para eu usar.
Desde já muito obrigado

Pedro