[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: debian with ubuntu



Os comandos do debian, todos eles servem para o ubuntu, pois o ubuntu é derivação do debian, até o instalador é o mesmo. Existem pequenas diferenças, por exemplo o ubuntu nao usa XFree usa Xorg, ao invés do exim4, o ubuntu usa postfix, a lista nao é muito grande.

O grande atrativo do ubuntu sao os programas mais recentes, no debian o kernel 2.4 funciona maravilhosamente bem, mas se voce precisar da série 2.6 poderá ter surpresas, pois o 2.6.8 do debian teima em nao funcionar com algumas controladoras sata (sata_sis é a que me lembro agora) e também tive problema com algumas gravadoras CDRW.

Estou ouvindo bons relatos a respeito do ubuntu como servidor, segundo se diz há atualizacoes de seguranças períodicas e instalacao do tipo 'server' é desprovido de otimizacoes que foram feitas para desktop (alguns serviços como HAL, usbmount,...)

Mas confesso que ainda nao tive coragem, ainda vou utilizar o debian nos servidores ainda que seja desinstalando exim4 para colocar postfix, instalando o kernel 2.4 e baixando manualmente o kernel 2.6, etc... coisas de debian que já me acustumei.

Mas o ubuntu no desktop realmente é o bicho, o gnome 2.6.12 tá muito mais rápido, a detecção de hardware é plena e o wiki do ubuntu é bastante completo para aquelas coisas que sao manuais (dvdcss, wma, mp3,...). O CDD-BR também está muito bom, a customização do GNOME ficou linda, mas usando a politica do debian ainda vai utilizar programas mais velhos, porém considerados maduros, alguns usam o termo 'estável' que eu prefiro nao utilizar, pois o kernel 2.6.12 para mim é bem mais estável que o 2.6.8, tambem o gnome 2.6.12 tá muito melhor e estável que o 2.6.8, só o Xorg eu considero menos estável, mas enfim talvez o leitor tenha que julgar isso.

Por enquanto estou usando debian nos servidores e ubuntu na minha estação de trabalho e não me arrependí. Para ter um pouco de conhecimento de causa já experiementei ubuntu, kubuntu e xubuntu e todas as opçoes corresponderam a mesma facilidade só mudando a integração com o ambiente desde mais leve até o mais pesado. E se quiser debian puro sangue também estará bem servido com cdd-br (só queria que o pessoal do cdd mudasse o kernel padrao!).

Entao, independentemente da sua escolha debian ou ubuntu, estará bem servido.

sergio wrote:

Olá pessoal, esse texto é bem grandinho e quem não tiver tempo...

Preciso de ajuda para uma decisão.
Trabalho com Linux pelo menos a uns seis anos. Ele me foi apresentado por um amigo(grande amigo!), e na época optei pelo conectiva, pois havia suporte e documentação em português. Sempre comprei todas as versões nos pacotes conectiva. Não me arrependo. Gosto muito da conectiva, até talvez, pela intimidade que criei com ela ao longo desses anos. Mas, infelizmente ela se foi... Hoje administro várias redes com suporte à servidores Linux CL10. Mas uma, em especial é bem "especial". Esta é composta por 68 computadores e todos rodando Linux. Servidores e estações. A única relação com o ruindows é através do vmware para solucionar alguns casos de bancos. Bem, as estações, quase todas, são máquinas antigas e devido a isso padronizei todas , menos as mais novas, para utilização com X remoto, ou seja, todas as aplicações são executadas nos servidores, menos o cups. As mais novas usam compartilhamento NFS e possuem vários periféricos mutimídia. Além disso, essa máquinas pertencem a um grupo formado por quatro empresas e estão distribuídas em quatro bairros adjacentes e interligadas por um link da embratel. Servidores web, de e-mail, firewall e tudo mais que eles tem direito. Quero dizer com isso que sua configuração é bem complicadinha. E para sua administração deve-se saber muito bem que se esta fazendo. Quando foi anunciado a venda da Conectiva para a Mandrak gelei. Sabia que as coisas mudariam. Comecei a pesquisar e, dentre as distribuições que pesquisei, sem sombra de dúvidas, foi com o Debian que melhor me identifiquei. Sua concepção de criação, a quantidade de pacotes disponíveis, a relação dos grupos de discussão, material para consultas enfim, achei tudo ótimo. Baixei o debian, instalei e comecei a estuda-lo(estou em um Debian agora). Mas sinceramente estou tendo uma série de dificuldades e incertezas devido grande quantidade de diferenças entre os padrões RedHat e Debian. Tenho que fazer algumas mudanças imediatamente e se deixar para trocar o SO depois sei que me arrependerei. Tenho pouco tempo e além disso trabalho sozinho. Sei que posso contar com esse grupo para dirar dúvidas. Estou cadastrado a algum tempo e sei que são todo muito colaboradores. Mas, são máquinas que estão em produão não podem esperar. Já decidi e vai ser Debian mesmo. Mas estou pensando em colocar o Ubuntu nas estações multimídias devido a facilidade do reconhecimento do hardware. O que vocês acham ? Tudo o que eu aprendi para o Debian valerá para o Ubuntu? Todos os pacotes do Debian funcionam sem problemas no Ubuntu e vice-versa? É realmente a mesma cultura?

Agradeço a ajuda e por favor retirem esse texto na resposta para não pesar a lista.
sluiz

Obs: Porque não segui com o mandriva? Porque ele também é muito diferente do Conectiva e sua concepção tá mais para window$.






--
Jabber : sirhamacker
Skype : sirhamacker



Reply to: