Re: compilando com java no debian sarge

Francisco,

Sou programador Java. Não entendo muito de Debian e não tenho
experiência com o Jikes (o compilador que pareces estar usando), mas
acho que posso ajudar com teu problema (se você ainda quiser continuar
lendo depois de saber minha desqualificação, claro).

Coloquei alguns enxertos na sua mensagem, logo abaixo.

2005/11/30, Francisco Welington de Sousa Lima <wel@ufpi.br>:
> Olá dos 3 programas .java somente o Thermodynamics.java compilou

Ele deve ter compilado porque não depende de nenhum outro arquivo,
todas as entidades usadas por ele devem estar declaradas dentro do
mesmo arquivo. Alguns esclarecimentos abaixo...

> [...]
> algum pacote que tenho que instalar?
> obrigado
>
> wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/wanglandau$ ls
>
> Thermodynamics.java  WangLandauApplet.java  WangLandau.java
>
> wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/wanglandau$ javac
> WangLandau.java
>
> Found 25 semantic errors compiling "WangLandau.java":
>
>      2. import org.opensourcephysics.controls.*;
>                ^----------------------------^
> *** Semantic Error: You need to modify your classpath, sourcepath,
> bootclasspath, and/or extdirs setup. Jikes could not find package

Bom, todos os erros são parecidos com este. O que está acontecendo é
que o compilador não está conseguindo encontrar algumas dependências.

O meio mais fácil de resolver isso é usar o script de build fornecido
pelo desenvolvedor do código, se estiver disponível. Muitos programas
Java vêm com um arquivo build.xml (no diretório raiz), que é um script
para ser executado pelo programa Ant [1]. Mas esta não é a única
espécie de scripts de build, pode ser também, por exemplo, um
Makefile. Entre em contato com o desenvolvedor do código para se
informar sobre o método mais apropriado de compilação.

Se não houver script de build, você ainda pode tentar compilar 'na
unha'. Ao invés de executar o compilador javac no teu diretório
stp/wanglandau, tente executar a compilação a partir da raiz do código
fonte, para que o compilador possa encontrar as dependências.

Se continuares em dúvida, sugiro procurar uma lista especializada em Java.

Boa sorte,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e

----
Referências

[1] Ant: http://ant.apache.org