autenticação no velox (e outros provedores?)

Olá!

Tem havido várias perguntas sobre autenticação no debian, e apesar de já ter
resolvido meus problemas há um tempo, tem um problema que não sei resolver, e
queria saber se há alguma solução. Não consigo instalar o debian a partir do
netinstall, pois ele não tem as ferramentas necessárias para autenticar na
página da velox. Não sei se ele tem perl (talvez seja uma solução) mas não
tem curl, que é usado no script que uso. De qualquer forma, numa instalação
muitas vezes ainda não temos o script de autenticação, e mais de uma vez tive
que interromper a instalação no meio para consultar documentação pelo knoppix
ou kurumim... Gostaria de saber se tem alguma solução, ou se poderia haver um
pacote extra para o netinstall para esse tipo de autenticação, por exemplo.

[]s,

tiago.