nomes de arquivos com acentos

Tenho uma partição ntfs com o windows xp instalado, mas uso
principalmente a debian numa outra partição. O meu default encoding
na debian é UTF8, às vezes preciso ler algum arquivo que está no
windows e quando tem nome com acentos aparece uma interrogação e eu
não consigo chamar o arquivo. Por exemplo, relat?rio.doc. Não
funciona o oowriter 'relat?rio.doc' e nem oowriter 'relatório.doc'
Tem alguma maneira esperta de contornar isso da linha de comando?
Obrigado, Luiz Fernando