Re: Implantação Debian e variantes

Olá,
Em Ter 10 Mai 2005 21:54, Andre Felipe Machado escreveu:
> Para uso em desktop, será interessante configurar o que você DEIXARÁ usar.
> Este é o ponto: o administrador decide quem pode rodar e acessar o que.
Complementando:
O Debian sarge/testing puro dá mais trabalho ANTES para o administrador
configurar o que ele DEIXARÁ rodar e ser acesssado.
Para ele não lamentar amargamente DEPOIS.
É mais fácil de manter e administrar depois de instalado.

> Se preferir, o Debian BR CDD é bastante próximo do Debian Sarge. Mas já vem
> preconfigurado para DESKTOP (não use em servidores, não é adequado).
> E é um Debian puro, só usa pacotes debian.

O Debian BR CDD é um debian puro ajustado para desktop, com uma segurança mais
frouxa em relação ao debian sarge / testing, mas adequada para o desktop
doméstico.

Muita gente não quer ser administrador de sistemas para ter um desktop em casa
tocando seus vídeos e mp3. Daí que a segurança do debian pode ser um
"overkill" para este tipo de uso.
O kurumin, kalango e variantes é liberado em segurança, para facilitar a vida
do usuário doméstico sem nada vital na máquina. Ninguém discute que ele é o
"mais fácil" linux por aí hoje.
Mas para arriscar seu ganha pão, é melhor ter uma administração mais rígida,
não é?
Outro dia instalei um sarge que num dos usuários coloquei um tema XPloder que
surpreendeu um de passagem.
Ele achava que estava no XPloder mesmo, com aqueles ícones meu computador,
minha rede, lixeira, o "e", etc, etc, e aquele fundo de tela das colinas. Até
o menu iniciar estava lá.
Reduziram-se os medos da migração....
Quase tudo é possível.
Boa sorte.