Ubuntu

Olá pessoal,

quero perguntar a quem já testou e também dar minha opinião sobre essa
distro derivada do Debian. O que acharam dela? Substitui o Debian em
um desktop?

Ouvi falar muito do Ubuntu e baixei a iso para testar e ver se poderia
substituir completamente meu Debian sid, pois me parece que o ciclo de
atualizações é mais frequente e menos demorado que o do Debian, além
de já ter x.org, kde 3.4, gnome 2.10, etc. Pois bem, achei que a
instalação instala vários pacotes desnecessários na instalação básica
(opção server-expert no boot pelo cd), os menus do kde não são
montados corretamente (faltam programas que estão instalados, e que no
Debian são criados atalhos automaticamente), o kdesu não funciona, o
fluxbox dá um pau muito estranho - determinados comandos no menu
"travam" temporariamente o sistema; o hdparm não pode ser configurado
p/ ativar otimizações no boot do sistema (trava a inicialização, tive
que compilar o kernel c/ a opção ide-cd built-in); não há o pacote
modconf (o qual acho uma mão na roda na hora de navegar por opções de
módulos a serem carregados), e mesmo alterando-se os locales p/ pt-BR
e reconfigurando o console-common p/ abnt-2, o modo texto não exibe
acentos nem cedilha. Desisti da mudança...

Paulo Cenachi