Re: LILO TRAVANDO (resolvido)

Sergio Luz wrote:

Marcos Vinicius Lazarini wrote:

Só pra esclarecer, o lilo não foi corrompido. De acordo com a man page:

The boot process takes place in two stages. The first stage loader is a single sector, and is loaded by the BIOS or by the loader in the MBR.

 > (...)

Valeu pelo detalhamento técnico!

Essa parte eu acho realmente importante. Por muitos detalhes que passam desapercebidos, vi muita gente taxar injustamente muitos programas como ruins ou falhos. Como nosso tempo de estudo dedicado a linux não é infinito, temos que recorer a lista pra compartilhar o conhecimento adquirido! :-)

Ele não conseguiu carregar o 'second stage', que reside na partição linux. Pelo que aprendi aqui na lista, o LILO aponta pra um endereço 'fisico' do seu HD, e portanto vc deve ter mexido em alguma coisa no seu linux, movendo-a (e não executou o lilo pra atualizar isso) Isso inclui mudar o numero da partição.

Absolutamente nada foi mexido neste sentido, a única coisa "fora do normal" foi um colega que teve exatamente o mesmo tipo de problema entrar aqui. Se bem que ele teve problemas com o loader do Windows e eu sugeri que ele utilizasse o fdisk /mbr... Será que foi isto? :-)

fdisk /mbr <-> LILO não se dão muito bem mesmo... :-) Melhor mante-los longe um do outro.

Outro caso é qdo o arquivo do kernel ou a partição estiver acima do setor 1024 em BIOS antigas.

Isto pode dar problema mesmo quando o sistema já foi instalado e está funcional? Se a resposta for positiva, podemos ter uma explicação.

Aconteceu comigo num 486 uma vez. Eu instalei um kernel novo (recém compilado) e ao dar um reboot, o LILO não entrava mais (mesmo erro que voce citou). Na época, eu nao sabia disso tbm, e fui um dos que detonou o LILO (programa ruim, já deu pau, etc). Tive o maior trabalho e instalei o GRUB, que, obviamente, tbm nao funcionou. Mas este ultimo, ao menos, foi mais claro no erro: 'error: file beyond 1024 cilinder' ou algo do tipo.

A explicação: na instalação inicial, o kernel foi um dos primeiros arquivos; assim ele ficava no comeco do disco. Qdo eu recompilei, o arquivo acabou ficando bem no final (além do cilindro 1024), já que o disco estava meio cheio, ocasionando o problema...

Será que foi esse o seu caso?

--
Marcos