Gnome-2.10 via garnome.

Prezados(as) Senhores(as),

Concluí a instalação do gnome-2.10 via garnome e como, creio eu, existem outros usuário que também instalam o gnome dessa forma vão aí algumas observações e problemas, claro: 1- Apesar de seguir as instruções de instalação e instalar todos os pacotes -dev encontrei alguns problemas que foram resolvidos através da instalação inicial dos pacotes no /bootstrap. Portanto me parece mais indicado começar sempre a instalação pelo /bootstrap. Como tudo é instalado no diretório garnome não haverá problema com o sistema. 2- Talvez por isso mesmo todo o menu de Aplicações, tirando o título do menu, ficou em inglês. 3- Apesar de estar com o hald rodando normalmente e identificando os dispositivos, o gnome-volume-manager afirma que ele não está ativado. Ao tentar abri-lo dá erro informando que não encontrou o módulo gnome. 4- Já o gnome-cups-manager abre mas não permite o gerenciamento das impressoras pois não encontrou a libgnomesu, que está lá, instalada.
Acho que deveria ter dado erro antes, durante a compilação, mas não deu.
Não sei se foi a atualização completa dos pacotes do sarge ou o kernel-2.6.11-5 ou o próprio gnome-2.10, mas estou satisfeitíssimo com o gnome-2.10. Nos testes com o gnome-system-monitor a utilização de memória com o sistema em stand-by deu 76 MB. Com o gnome-2.8.2, kernel-2.6.5, e 256 MB de memória às vezes a coisa ficava lenta, sempre acima de 150 Mb em stand-by. Deu até para pendurar mais alguns applets sem comprometer nada. Só achei um problema mais grave que estou tentando resolver: Gerenciador de menus. Simplesmente não tem. Existe um menueditor em ubuntu mas não consegui instalar no meu Sarge, nem com os .deb, nem com os fontes. Mas vou dar uma olhada no makefile , quem sabe. Aí vai o óbvio: É recomendável, para quem quer um desktop Linux com facilidade de gerenciamento, testar o ubuntu. Sem querer comparar o incomparável, mas é bem mais fácil e com recursos típicos de desktop à mão. Não sei as outras distros, faz muito tempo que utilizei o Conectiva, não sei o KDE (não gosto, da mesma forma que de panetone!), mas se eu fosse advogar Linux para usuários Desktop, levaria a dupla Gnome-2.10/Ubuntu. Mas para mim prefiro o meu Debian Sarge / Gnome-2.10. Muito bom.

José Adilson.