Programa para apresentações com vídeos

Oi,
  preciso criar algumas apresentações que contenham vídeos.
Como utilizo apenas o Linux, pensei em criar usando o OpenOffice,
porém tenho tido dificuldades, pois apesar de eu ter instalado o
plugin do mplayer, não é possível controlar quando o video começará a
ser mostrado, ou pausa-lo quando necessário.
Eu gostaria de ter o video parado em seu primeiro frame, ou ainda uma
imagem estática(jpeg, etc) e quando eu clicar na imagem o video
começasse a rodar.

Alguém sabe de algum programa Linux, que me permita fazer isso? E se
possível, que ainda consiga exportar para o PowerPoint.

Obrigado!!

Max