Misterio do Courier não autentica Mysql

Bem, olá todos...
estou com um problema que é um misterio e não estou afim de refazer a instalação do "0".

O Courier-authdaemon responsavel por autenticar imap* pop* não autentica mysql,
esta correta as configurações e outra, o mysql por linha de comando esta funcionando com
o usuario que esta configurado no courier-authdaemon.

bem, olha versões e pacotes do courier:
ii  courier-authda 0.47-4         Courier Mail Server - Authentication daemon
ii  courier-authmy 0.47-4         Courier Mail Server - MySQL authentication
ii  courier-base   0.47-4         Courier Mail Server - Base system
ii  courier-imap   3.0.8-4        Courier Mail Server - IMAP server
ii  courier-imap-s 3.0.8-4        Courier Mail Server - IMAP over SSL
ii  courier-pop    0.47-4         Courier Mail Server - POP3 server
ii  courier-ssl    0.47-4         Courier Mail Server - SSL/TLS Support
ii  couriergraph   0.24-1         Mail statistics RRDtool frontend for Courier

--- /etc/authmysql

MYSQL_SERVER 127.0.0.1
MYSQL_USERNAME usuario-correto
MYSQL_PASSWORD senha-correto
MYSQL_SOCKET /var/lib/mysql/mysql.sock
MYSQL_PORT 3306
MYSQL_OPT 0
MYSQL_DATABASE postfix
MYSQL_USER_TABLE mailbox
MYSQL_CRYPT_PWFIELD password
MYSQL_UID_FIELD uid
MYSQL_GID_FIELD gid
MYSQL_LOGIN_FIELD username
MYSQL_HOME_FIELD home
MYSQL_NAME_FIELD name
MYSQL_MAILDIR_FIELD maildir
MYSQL_QUOTA_FIELD quota
MYSQL_WHERE_CLAUSE active=1

----

bem, eu posso dizer que esta tudo correto, pois eu montei com os mesmo arquivos/esquema em outras duas maquinas e funcionou beleza. mesma versão do debian.
o que posso dizer de diferente, que neste servidor atual, foi tentado uma instalação do qmail, mas não obteve sucesso..
pois o mesmo não conseguia autenticar pop/imap ... olha, o firewall, melhor nao tem firewall.. :(

entao, vai alguns logs do erro:

Mar 31 18:45:34 delta authdaemond.mysql: failed to connect to mysql server (server=127.0.0.1, userid=postfix)
Mar 31 18:45:39 delta imaplogin: LOGIN FAILED, ip=[::ffff:200.223.000.000]
Mar 31 18:45:39 delta imaplogin: DISCONNECTED, ip=[::ffff:200.223.000.000], time=5

no auth.log

nao loga nada..

bem,
se alguem poder me ajudar.. fico grato desde já..
estou quase decidido re-instalar o sistema.

At. Valessio S. Brito