Re: Algumas dúvidas no xemacs aspell

O meu XEmacs esta com um comportamento muito extranho em relação ao aspell,

Quanto o pacote aspell-en esta instalado, o XEmacs mostra somente os seguintes
dicts:
Possible completions are:
american     british  canadian     default  english

[root@chrysopix aspell-0.60]# ls *.alias
 american.alias                british-wo_accents.alias
 american-w_accents.alias      canadian.alias
 american-wo_accents.alias     canadian-w_accents.alias
 brazilian.alias               canadian-wo_accents.alias
 british.alias                 english.alias
 british-ise.alias             english-variant_0.alias
 british-ise-w_accents.alias   english-variant_1.alias
 british-ise-wo_accents.alias  english-variant_2.alias
 british-ize.alias             english-w_accents.alias
 british-ize-w_accents.alias   english-wo_accents.alias
 british-ize-wo_accents.alias  português.alias
 british-w_accents.alias       portuguese.alias

Mas não mostra o brazilian, nem o portuguese ou português, mesmo estes estando
instalados.

Se eu tiro o pacote aspell-en, o XEmacs passa a mostrar os seguintes dicts:

Possible completions are:
american  czech    english    francais7     norsk7-tex      svenska
brasileiro  dansk    esperanto    italiano     polish
british   default   esperanto-tex    nederlands     portugues
castellano  deutsch   francais    nederlands8     russian
castellano8  deutsch8   francais-tex    norsk     slovak

Veja que monte de dicionarios, não existe nenhum destes no diretorio do
aspell. Eu fiz um link brasileiro apontanto para o brazilian e funciona. Mas
agora não posso instalar o pacote aspell-en pois desta forma não consigo usar
o correto em portugues.

Alguem sabe porque acontece esta bagunça? E como resolver isto?

Valeu
Ronaldo