Mascotes *NIX acusados de viciar crianças

Berkeley, EUA - Mascotes e ícones do movimento Open Source,
especialmente Tux, o pinguim Linux, e Beastie, o demônio BSD, estão sob
ataque de grupos de pais, com a comunidade Open Source acusada de
utilizar táticas de propaganda da indústria tabagista.

"Como Joe Camel [símbolo dos cigarros Camel e figura popular entre os
jovens], o pinguim Tux e o demônio Beastie são voltados para as
crianças. A comunidade Open Source utilizou durante muito tempo a
propaganda do 'vicie-os enquanto estão jovens' e chegou a hora deles
serem levados à Justiça", disse John Burkstrom, o advogado de acusação
no processo movido em conjunto por diversos pais e organizações de pais
como a Mothers Intervening in the Compiling or Redistribution of
Open-Source SOFTware (MICROSOFT) and Parents Opposed to Open Protocols
and Standards (POOPS).

Catherine Himmler, fundadora e porta-voz da MICROSOFT, iniciou sua
cruzada contra Tux e Beastie depois de descobrir seu filho Bob, de 13
anos, no seu quarto compilando e aplicando patches no seu kernel. "Ele
ficava muito tempo no quarto com a porta trancada, e eu ficava curiosa
sobre o que ele estava fazendo lá." Himmler disse que inicialmente ela
temeu envolvimento com drogas ou pornografia. "Quando eu abri a porta,
eu vi que o monitor do computador dele estava completamente preto com
texto em branco. No início pensei que ele tivesse apenas maximizado um
inofensivo prompt do DOS, no entanto... eu vi as barras para a frente e
soube que meus piores medos se confirmaram. Meu filho estava utilizando
Linux."

Catherine obrigou Bobby a sair do terminal e então teve um choque ao ver
o papel de parede do desktop.

"Eu vi uma figura de um pingüim gracioso. Bobby me disse que aquilo era
o 'mascote' do Linux. Meu filho de três anos viu uma única vez e já está
perguntando sobre o Tux. Foi então que percebi a intenção desse pessoal
do Open Source. Eles são como as empresas de tabaco: eles querem
subverter nossa juventude através da propaganda".

Posterior inspeção na máquina de seu filho revelou que ele havia
instalado o FreeBSD 5.0 em uma outra partição. Ela viu o Beastie no
desktop e "já havia visto o bastante". Bobby se defende. Ele diz que
havia apenas queimado o ISO para um amigo que não tinha banda larga em
sua casa. Catherine não se convenceu.

Ela imediatamente ligou para outras mães na vizinhança e, em uma semana,
organizou fogueira para a queima de sistemas operacionais Open Source
encontrados nos quartos de seus filhos.

MICROSOFT publicou uma lista de sinais que indicam o uso de softwares
perigosos, como OSS e BSD, pelas crianças. Os pais estão sendo
aconselhados a procurar pelo Tux e pelo Beastie no fundo de tela dos
computadores de seus filhos. Além disso, eles devem checar aumentos na
conta de eletricidade, fruto de longos uptimes. Casos em que as crianças
são vistas lambendo seus monitores são citadas como casos extremos de
uma criança usando o Mac OS X, da Apple, que utiliza muito do FreeBSD
internamente.

A comunidade open source nega qualquer conexão ou inspiração na
propaganda tabagista, embora admita que cigarros tiveram participação
vital em muitas noites de codificação de software.

FONTE: http://www.bbspot.com/News/2003/07/unix_mascots.html