Re: Auto-cad => veja equivalente para Linux

Em Wed, 16 Mar 2005 23:46:18 -0300 Marcos Vinicius Lazarini
<lazarini@nics.unicamp.br> disse que:

> * Figuras vetorias pré-prontas - acho q no word chama autoforma:
aquelas
> setas grandes, duplas, curvas, vazadas; estrelas; balões, etc

Se você instalar o opencliparts, ajuda.
No OO 2.0, há um monte dessas coisas vetoriais. Mas não misture o OO
velho com o novo...

> * no impress, uma caixa de texto só é seleciona se vc clicar sobre o
> texto dela; se vc por engano apagar todo o texto de dentro, ela vai
> ficar morta lá e vc só consegue seleciona-la fazendo um retangulo de
> seleção onde vc acha q ela está (tem q englobar o objeto inteiro!)

É um lixo e é assim mesmo... :-) Espero que melhore no 2.0

> * qdo vc dezenha um retângulo, ele sempre sai pintando com alguma cor,
          (desenha)
> e no atalho da barra de ferramentas não existe transparente - pra
colocar
> transparente, vc tem q clicar com o botão direito, entrar num menu,
> escolher 'no color'

Isso tem a ver com o estilo. Não sei como faz pra dizer que o estilo
"por omissão" da cor de uma figura seja transparente...

> * no writer, não consegui trabalhar direito com os estilos (gostaria
de
> mudar a fonte do estilo 'Heading' e não consegui), tbm não foi fácil
> trabalhar com os índices gerados automaticamente, e ainda não funciona
> a contento

vamos lá:
format / style (ou F11) na combobox:paragraph style, clique em heading
e depois no botão modify. Feito! :-)

> (o office do windows tem pelo menos uns 5 ou 10 anos a mais de
> experiencia e amadurecimento; as arestas já foram aparadas em muitos
> anos de programação, o que ainda não é o caso o OpenOffice.org)

Sem contar as equipes e equipes de testes de usabilidade (que não
eliminam todos os problemas).

> [...]
problemática.
> Tente abrir algum _formulário_ dessa página:
> http://www.fapesp.br/materia.php?data[id_materia]=538
> Se conseguir, me diga como fez.
>
> Um colega está preparando apostilas e apresentações sobre um curso de
> CVS/Subversion, e ele me falou recentemente q ia dar uma chanve proOO2

> beta pra ver se melhorava nessas coisas, pois senão ele iria terminar
> de fazer no windows, já que a produtividade estava bem aquém do que
 ele
> queria. Vou questioná-lo sobre os problemas e se for o caso, mando pra

Eu desejo a ele boa sorte! :-) Eu abandonei o OO2 e estou usando o
1.1.3. O que eu faço é o seguinte: se preciso das autoformas, eu crio o
desenho no OO2 e EXPORTO como emf. Importo no OO e uso. Qualquer outro
formato não funciona direito.

Abraço

Cláudio