decepção com o prea1.0

Olá pessoal,
    Estou decepcionado com o prea1, porque ele não nos dá a opção de usar
o kde, somente o gnome. Instalei o Prea1.0 em 8 IBMs antigas com
processador 300MHz Celeron, e só tive dor de cabeça, no inicio é fácil
ele é muito fácil de instalar, mas não reconhece arquivos .dat gerado
nele mesmo ele coloca dados.dat? e se vier de outro computador , até
mesmo do sarge ele reconhece estes arquivos como arquivos de vídeos e
fica impossível de se usar estes dados, pois os programas esperam um
arquivo dados.dat e não um arquivo de vídeo, e meus monitores são IBMs
G54 e G42 e o gnome muda a resolução gráfica fica tudo enorme acho que
a resolução é 400X600(não me lembro bem) já editei os arquivos do X11
manualmente ,mas não adiantou nada, aí tive que remover o gdm e
instalar o kde, e para minha su´presa o kde funcionou bem direitinho
resolução 1024X , reconhece os arquivos gerdos por ele mesmo , ou
seja, resolvi o prblema tirei o pacote gdm do prea1 e coloquei o kde,
mas deu um trabalhão danado e só fiz isso para uma máquina as outras
sete estão inoperante. Por iso façõ um apelo ao pessoal do prea1.0 que
admiro muito pela ousadia de fazer este projeto , mas gostaria que nos
desse o direito de escolha kde ou gnome, ou então melhorar este gnome.
obrigado

Dr. F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza