Conflito no xkb entre abnt2 e hebraico (Longo)

Escrevendo um código 'lilypond' no 'emacs' notei omissão na entrada do
caractere "}". Posteriormente verifiquei que o problema estava no XKB e
não no emacs como inicialmente pensei. Trata-se de um provável conflito
entre os mapas e layouts de teclado que configurei para o meu X: abnt2 e
hebraico. Como se trata de um problema específico com relação ao teclado
abnt2, resolvi postar primeiro na DUP (após verificar a total ausência
de relatos sobre o problema na rede) antes de relatar em uma lista
especializada (como a linux-utf8). A seguir o problema, juntamente com
minhas configurações, são apresentados em detalhes:

Retirado de /etc/X11/XF86Config

    Option "XkbRules"   "xfree86"
    Option "XkbModel"   "abnt2"
    Option "XkbLayout"  "br,il"
#(define os layouts de teclado que deseja usar. O XKB suporta até quatro)
    Option "XkbOptions" "grp:switch,grp:shift_toggle,grp_led:scroll"
#(define o ALT esquerdo para transposição e os dois SHIFT como fixador
do layout hebraico)
    Option "XkbVariant" " ,lyx"
#(define a variante Lyx para o layout hebraico que permite a inserção de
pontos de hebraico vocalizado (Nikkud))

EndSection

O problema consiste na falha da tecla "]", que não insere nada (como se
não estive pressionando-a), o que me impede de inserir também os
caracteres "}" e "º". Esta falha se apresenta em todo o ambiente
X(Xfree86 4.3). Usando o comando 'setxkbmap br' para definir apenas o
layout brasileiro devolve à referida tecla a sua funcionalidade. Isso me
faz pensar que o problema seja num conflito entre os layouts. De fato,
colegas disseram-me não ter problemas com seus teclados americanos e
germanicos. Através dos arquivos de mapas do X e de figuras na Web, pude
observar que o layout hebraico de fato não contém esta tecla. Porém, não
vejo motivo para que esta não funcione quando estou no modo
brasileiro... afinal, cada layout e mapa de teclado tem suas
características próprias e o modelo de meu teclado está corretamente
definido como podem ver acima (XkbModel abnt2).

Qualquer ajuda (palpite, links, documentação (em inglês, hebraico ou
japonês)) é bem vinda.

Obrigado pela atenção.

--
mandioca