Segurança na Partilha utilizando o NFS

Olá a todos,

Estou com uma dúvida relativamente à segurança do modo de partilha do NFS.

Imagine-se um servidor de NIS e NFS que partilha a directoria "home" e que tem configurado o parâmetro "no_root_squash".

Eu consigo proteger os acessos da conta do utilizador root, no entanto, se eu chegar com um pc com linux e criar um utilizador que existe no servidor com o mesmo user id (que vou buscar à directoria home) eu consigo aceder à home desse utilizador porque tenho o mesmo user id.

Álguem sabe a solução para este problema?

Gostaria de falar disto aos meus alunos, mas no entanto, também quero manter a proteger o meu servidor dos acessos que virão a seguir. ;-)

Cumprimentos,
--

João Paulo

ESTGM-Instituto Politécnico de Bragança.
Dept. Informática e Comunicações.
- Telf.: 278201340/278201341 / Fax: 278265733
- VoIP (skype):
jpps007
- icq: 302379809, sip:
jpaulo@ipb.pt
- m
ailTo:jpaulo@ipb.pt
Por favor considere as suas responsabilidades ambientais:
Antes de imprimir o e-mail, pergunte a si mesmo se precisa de cópia em papel !
Please consider your environmental responsibility:
Before printing this e-mail, ask yourself whether you need a hard copy !